PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO
O JIT muda as praticas de produção, as quais, por sua fez, afetam a execução do PCP. O JIT reduz grandemente a complexidade do planejamento detalhado de material, a necessidade do acompanhamento no chão de fábrica e compras.
O JIT no Planejamento e Controle da Produção
A área de aplicação primária está na execução do back end. Contudo, o JIT estende-se além do planejamento e controle da produção. Os programas
JIT mencionam as questões fundamentais sobre a estratégia e eficácia da produção. Os Elementos Principais do Just-In-Time
Uma definição popular de JIT é uma abordagem para minimizar as perdas na produção. Este foco é muito amplo: ele ajuda a subdividir a perda em tempo, energia, material e erros.
Os melhores exemplos de JIT conhecidos na literatura são de firma com métodos de produção repetitiva de grande volume, como o caso clássico da Toyota. As características mais importantes em favor de metas de taxas de produção, a redução de estoques em processo, os programa de produção que nivelam as cargas de capacidade, os programas mestre de produção de vários modelos, os sistemas de controle visual e os laços diretos com os fornecedores.
Os objetivos do just-in-time requerem mudanças físicas nos sistemas – e programas para fazer as mudanças. Um exemplo primário é a redução do tempo de preparação e um esforço constante em direção a tamanhos de lotes menores.
Um outro programa físico é a qualidade melhorada através de melhorias de processo. Dois aspectos críticos para o JIT tem sido TPM e o poka-yoke.
TPM pode significar tanto manutenção preventiva total como manutenção produtiva total. Poka-Yoke significa operações À prova de falhas. Isto é alcançado embutindo a verificação nos processos de forma que a qualidade seja avaliada a medida que é criada, assegurando o baixo custo através da busca dos defeitos no momento em que são gerados.
A maioria dos programas JIT inclui melhoria continua como um