Planejamento e avaliação na escola: articulação e necessária determinação ideológica
(Planning is evaluation in the school: articulation is necessary ideological determination)
Cipriano Carlos Luckesi
Doutor em Filosofia da educação pela PUC/SP
Professor da Universidade Federal da Bahia – UFANA e da
Universidade Federal de Feira de Santana
Maria Alice Alves Oliveira
Pedagoga pelo ISEC mariaaliceg10@hotmail.com Resumo
Nesse artigo, analisamos a necessidade do Planejamento e a Avaliação escolar, compreendendo assim sua articulação e necessidade ideológica para que se estabeleça uma atividade realmente comprometida com as necessidades filosófico-político.
Palavras-chave: Planejamento pedagógico; avaliação metodológica, articulação ideológica.
Abstract
In that article, we analyzed the need of the Planning and the school Evaluation, understanding like this its articulation and ideological need so that he/she settles down an activity really committed with the needs philosophical-politician.
Word-keys: Pedagogic planning; methodological evaluation, ideological articulation.
Introdução
O ser humano age em função de construir resultados, para tanto pode agir aleatoriamente ou de modo planejado. O mesmo não se contenta com uma forma “natural” de ser, tem a necessidade de modificar o meio para satisfazer suas necessidades. Os animais em geral “convivem” com o meio ambiente como ele é; o ser humano é irrequieto, e por isso, cria-o e recria-o permanentemente para transformá-lo no seu ambiente, caracterizando-se por ser ativo e que, construindo o seu mundo, constrói a si mesmo. Ou seja, o ser humano interfere no meio ambiente não só devido ao fato de nele estar presente, mas sim em função de modificá-lo para buscar a satisfação de suas necessidades agindo assim por intencionalidade oposto aos animais que agem por contigüidade. Para exemplificar essa situação, dentre outros acontecimentos históricos, ENGELS lembra que: