Planejamento e avaliação do ensino e aprendizagem
Neste trabalho não podemos falar somente de avaliaçãoou planejamento, pois planejamento e avaliação estão juntos porisso falarei um pouco sobre cada um , tambem sobre o projeto politico pedagogico das escolas e a importancia de seu planejamento avaliativo. A escola é lugar de oferecer educação tendo como objetivo oferecer a sociedade sujeitos capacitados para desempenhar papeis e contribuir para sustentação da sociedade. A educação ao longo de toda vida baseia-se em quatro pilares, aprender a conhecer, aprender a fazere, aprender a viver juntos e aprender a ser. É inquestionável a necessidade de proporcionar condições que contribuam para que os professores percebam a real dimensão do trabalho docente em termos da manutenção ou da transformação do modelo civilizatório, lembrando duas linhas de pensamento, ambas radicadas em Marx, enfatizando cada uma delas uma dimensão: o papel reprodutor ou o possível papel transformador da escola e do professor. A idéia de reprodução, como fenômeno central na teoria marxista, é exposta com clareza e extensamente nos capítulos de XXI a XXIII do livro 1, volume 2, de O Capital, o que é sintetizada nas seguintes definições de reprodução simples e ampliada:
A reprodução simples reproduz constantemente a mesma relação capitalista, capitalista de um lado e assalariado de outro; do mesmo modo, a reprodução ampliada ou a acumulação reproduz a mesma relação em escala ampliada: mais capitalistas ou capitalistas mais poderosos, num pólo, e mais assalariados, no outro (MARX, 1996, p.714).
A dimensão transformadora da teoria marxista fica evidenciada, por exemplo, na XI Tese sobre Feuerbach: “Os filósofos se limitaram a interpretar o mundo de diferentes maneiras; o que importa é transformá-lo” (MARX, 1991, p.14). Assim, pode-se pensar a educação como processo capaz de contribuir na luta pela transformação da sociedade, na perspectiva de sua democratização, atingindo os