planejamento e administração financeira
Planejamento Financeiro:
Em uma economia cheia de incertezas e grandes concorrências, o planejamento financeiro mostra-se como uma ferramenta para a boa gerência e algo necessário a sobrevivência da empresa. Planejar é traçar metas, elaborar planos direcionados ao projeto em que se almeja por em prática, através de suposições com análises e gráficos estatísticos, para realizar mudanças necessárias, sempre liquidando dívidas e poupando para se ter uma boa reserva. Finanças significa dinheiro, riqueza, ciência da variação da moeda, seu conceito nasceu a partir de 1950 por Harry Markowitz usando a matemática como estudo na seleção dos riscos nas escolhas de investimentos. As finanças representam o dinheiro, seja de uma pessoa física ou jurídica, a ser trabalhado e investido para se obter uma maior rentabilidade. Planejar as finanças da empresa, ou de uma pessoa específica, é criar uma estratégia econômica para que os objetivos sejam atingidos, a curto ou longo prazo, da maneira mais estruturada e precisa possível.
Função do Planejamento Financeiro:
Quando as estimativas e previsões a respeito do futuro revelam que a empresa não terá o resultado desejado por falta de recursos, cabe a mesma adquirir outras fontes de recursos ou rever suas estimativas, cada empresa realizará seu planejamento de acordo com a sua necessidade.
No processo de planejamento financeiro é necessário levar em conta as incertezas internas e externas da empresa para que estas forças não afetem a mesma, uma vez que não se pode considerar a administração financeira como uma área isolada.
Para isso é necessário um vasto conhecimento do negócio, dentre os fatores externos citam-se a situação geral da economia, taxas de inflação, taxas de juros correntes e projetadas, aspectos tributários e aumento nos custos.
Os planejamentos financeiros costumam ser iniciados com objetivos em longo prazo em um período geralmente de dois a dez anos, sempre