Planejamento Urbano
ARQUITETURA E URBANISMO
ESCOLA EDGAR GRAEEF
PROJETO – IV
PLANEJAMENTO URBANO-REGIONAL
1ª ETAPA
ÍNDICE
1- Brasil
2- Centro-Oeste
3- Estado de Goiás
4- Goiânia
5- Goiânia e sua Região Metropolitana
6- Conclusão
7- Bibliografia
INTRODUÇÂO
BRASIL
O processo de ocupação do território é a relação que o homem estabelece com a natureza e a sociedade ao longo dos anos, através da forma como ocupa e utiliza o espaço.
A civilização brasileira se desenvolveu predominantemente no litoral, em função das condições econômicas. Posteriormente, quando a mineração decaiu, abriu caminho ao pastoreio, a agricultura e a exploração do mate, sendo assim novas correntes povoadoras ocuparam São Paulo, Minas Gerais, Bahia e o Nordeste.
O Brasil é dividido em cinco regiões geográficas, reunidos de acordo com a proximidade territorial e outras características geográficas, como paisagens e tipo de solos, semelhantes. A finalidade da divisão do país em regiões é estatística e econômica. Não há, portanto, qualquer tipo de autonomia política das regiões.
1- Centro-Oeste
2- Nordeste
3- Norte
4- Sudeste
5- Sul
CENTRO-OESTE
A região Centro-Oeste em destaque no mapa do Brasil. FONTE: Wilkipédia.
http://www.ibge.gov.br/7a12/mapas/brasil/regiao_centro_oeste.pdf
ARRUMAR IMAGEM
Os Estados que compõe a região Centro-Oeste. FONTE: IBGE.
A região Centro-Oeste compõe uma das cinco Regiões que formam o território brasileiro, sendo constituída por quatro estados, que são: Mato Grosso, Mato Grosso Do Sul, Goiás e Distrito Federal. É a segunda macroregião brasileira em área territorial, possuindo 1.604.850 km² (18,9% da área do país). Entre as latitudes de 7,5 º e 23º ao sul do equador e entre as longitudes de 65º e 45º a