informatica
Cadastre-se Senha:Enviar
Esqueci a senha Fazer login com o Google
Enviar
Home Disciplinas Vestibular Enem Educador Concursos + Pesquisas Halloween Infantil + Canais
HomeFilosofiaMito da caverna de Platão
Mito da caverna de Platão
Mito da caverna - Conta conceitualmente o que os homens teriam dificuldades para entenderem
Mito da caverna - Conta conceitualmente o que os homens teriam dificuldades para entenderem
O mito ou “Alegoria” da caverna é uma das passagens mais clássicas da história da Filosofia, sendo parte constituinte do livro VI de “A República” onde Platão discute sobre teoria do conhecimento, linguagem e educação na formação do Estado ideal.
A narrativa expressa dramaticamente a imagem de prisioneiros que desde o nascimento são acorrentados no interior de uma caverna de modo que olhem somente para uma parede iluminada por uma fogueira. Essa, ilumina um palco onde estátuas dos seres como homem, planta, animais etc. são manipuladas, como que representando o cotidiano desses seres. No entanto, as sombras das estátuas são projetadas na parede, sendo a única imagem que aqueles prisioneiros conseguem enxergar. Com o correr do tempo, os homens dão nomes a essas sombras (tal como nós damos às coisas) e também à regularidade de aparições destas. Os prisioneiros fazem, inclusive, torneios para se- O mito da caverna.
PLATÃO. A República. Tradução de Pietro Nassetti. São Paulo: Martin Claret, 2000. Livro VII. Pág 210/238.
Resenha:
“O mito da caverna” trata-se de uma metáfora escrita por Platão para descrever a posição da sociedade. Nesta alegoria o autor apresenta uma narrativa que conta a história de prisioneiros que nasceram e viveram em uma caverna e por isso acreditavam que apenas o que conheciam era real. Até que, em um certo momento um dos prisioneiros se liberta e sai da caverna. Imediatamente este prisioneiro fica completamente cego, o que se resulta do seu primeiro contato com a luz do sol. Passado o período