Planejamento urbano
•
Redução extraordinária da liquidez do país.
•
Queda na inflação para 5% ao mês
•
Queda na atividade econômica
•
Crescimento negativo do PIB em 7,8% no segundo semestre de 1990
2.1. Definição
De acordo com Gremaud, Vasconcellos e Toneto Jr. (2005) inflação significa pura e simplesmente o aumento generalizado e contínuo do nível geral de preços dos produtos.
Stiglitz e Walsh (2003) ressaltam que o aumento do preço de um determinado produto não a caracteriza, devendo este aumento acontecer na maioria dos bens ou produtos. Os autores supracitados ainda a definem como um indicador econômico que mede a variação do nível geral de preços.
Inúmeros fatores podem-se relacionar com a inflação. Podemos destacar níveis de emprego, injeção de moeda na economia, aumento de demanda por um determinado bem, dentre outros.
Gremaud, Vasconcellos e Toneto Jr. (2005) afirma que ao analisarmos os fatores responsáveis pela inflação, passamos a separá la em dois tipos: inflação de demanda e inflação de custos. A inflação de demanda ocorre quando o aumento da demanda agregada por um determinado bem supera o aumento da oferta agregada do mesmo bem. Em outras palavras, quando a demanda por um bem aumenta mais que a capacidade do mercado em suprir essa demanda os preços dos produtos tendem a aumentar. Muito comum o surgimento desse tipo de inflação em países de economia em estado mais maduro, e que estejam próximos do atingimento do pleno emprego da população economicamente ativa. A inflação de custos pode ser também chamada de inflação oferta. É decorrente do aumento dos custos na economia. Custos estes que podem ser de aumento de matérias primas, aumento nas taxas de juros, quebra de safra de produtos agrícolas, aumento de salário dos trabalhadores, sem aumento da produtividade do mesmo, entre outros.6
Mishkin (2000) classifica a inflação de acordo com duas visões econômicas distintas – a visão monetarista, que