Analise da familia contemporanea
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Atividades interdisciplinar .
Orientadores: Professores: Lisnéia, Márcia, Sérgio e Adarly.
Rio Pardo de Minas
2011
INTRODUÇÃO
O texto exposto foi realizado a pedido dos professores Lisnéia, Márcia, Sérgio e Adarly.
Este trabalho tem o propósito de se ter uma reflexão sobre as transformações e o desenvolvimento da família. Através do conhecimento científico adquirido através da web aulas, em sites, textos disponíveis e a realidade em que vivemos.
O trabalho proposto teve relevante significado, uma vez que os pontos tratados aqui são de grande valia para minha atuação como Assistente Social.
Análise da Família Contemporânea
Entende-se por família natural a comunidade formada pelos pais ou qualquer deles e seus descendentes. A família é considerada um dos principais agentes da socialização e da reprodução de valores e padrões culturais dos indivíduos A família é unida por múltiplos laços, capazes de manter os membros moralmente, materialmente e excepcionalmente durante uma vida e durante as gerações.
OSÓRIO (1996) concebe a família como um grupo no qual se desdobram três tipos de relações: a aliança - relativa ao casal, a filiação- entre pais e filhos e a consangüinidade - entre irmãos. Segundo este autor, a família, com os objetivos de preservação, proteção e alimentação de seus membros e ainda com a atribuição de propiciar a construção da identidade pessoal, desenvolveu em sua história atribuições diferenciadas de transmissão de valores éticos, culturais, morais, religiosos.
Atualmente são encontrados tantos os modelos de famílias,
que tornou-se impossível classificar e principalmente julgar os bons e os maus” planos de família”- como poderíamos dizer de um “plano de carreira”. Alguns encontram o seu equilíbrio numa relação estável e