Debian
A popular distribuição Linux Debian (que atualmente oferece mais que o Linux) é considerada "pura", pelo fato de ser desenvolvida por voluntários apenas, nem tendo vínculos vitais com empresas. Da mesma forma, o Debian é uma das distribuições consideradas mais estáveis, devido à grande carga de testes que são realizados em cada pacote, para depois serem classificados como "estáveis"; por isso, na grande maioria das vezes não encontramos as últimas versões de cada aplicativo. Por toda essa robustez, e além do fato de ter um maiores repositórios de todas as distros, com mais de 20 mil pacotes, o Debian é a base para muitas distribuições Linux populares, como o Ubuntu, somando grande fatia do uso em desktops.
Historicamente, pouquíssima gente utiliza o Debian no desktop, devido ao alto grau de configurações, falta de utilitários automatizados, etc, segmento esse preenchido na "família Debian" principalmente pelo Ubuntu, uma derivação do Debian voltada para iniciantes (ou não apenas) utilizarem em seus desktops. Mas vale lembrar que toda distribuição - até mesmo o Ubuntu - sempre tem algumas coisas a fazer após a instalação.
02) Afinal de contas, o que é o Debian?
O Projeto Debian é uma associação de indivíduos que têm como causa comum criar um sistema operacional livre. O sistema operacional que criamos é chamado Debian GNU/Linux, ou simplesmente Debian.
Os sistemas Debian atualmente usam o kernel Linux. No entanto, há trabalho em andamento para fornecer o Debian com outros kernels, primeiramente com o Hurd. O Hurd é um conjunto de servidores que rodam no topo de um micro kernel (como o Mach), os quais implementam diferentes características. O Hurd é software livre produzido pelo projeto GNU.
. O Debian vem com mais de 29000 pacotes (softwares pré-compilados e empacotados em um formato amigável, o que faz com que sejam de fácil instalação em sua máquina) — todos eles são livres.
03) Como isso tudo começou?
O Debian foi iniciado em agosto