Debian
Por Breno Ricardo
1
O que é o Debian?
O Projeto Debian é uma associação de indivíduos que têm como causa criar um sistema operacional livre, onde qualquer pessoa possa usá-lo, modifica-lo e distribuí-lo.
O Debian é um sistema operacional. Sistema operacional é um conjunto de programas básicos e utilitários que fazem seu computador funcionar. No núcleo do sistema operacional está o Kernel. O kernel é o programa mais fundamental no computador e faz todas as operações mais básicas, permitindo que você execute os outros programas.
O Debian atualmente usa o Kernel Linux. O linux foi desenvolvido inicialmente por
Linus Torvalds e hoje conta com a ajuda de milhares de programadores espalhados pelo mundo. Mas um sistema operacional não funciona somente com o Kernel é necessário utilitários e aplicativos. O Debian utiliza estas ferramentas do projeto GNU. Por este motivo muitos utilizadores defendem que devemos chamar o sistema de “Debian
GNU/Linux”.
Por aqui, vou simplesmente chama-lo de Debian.
2
Um pouquinho de história, não faz mal a ninguém.
O nome Linux, surgiu da mistura de Linus + Unix. Linus é o nome do criador do Linux,
Linus Torvalds. E Unix, é o nome de um sistema operacional de grande porte, no qual contaremos sua história agora, para que você entenda melhor a do Linux: A origem do
Unix tem ligação com o sistema operacional Multics, projetado na década de 1960.
Esse projeto era realizado pelo Massachusets Institute of Technology (conhecido como
MIT), pela General Eletric (GE) e pelos laboratórios Bell (Bell Labs) e
AmericanTelephone na Telegraph (AT&T). A intenção era de que o Multics tivesse características de tempo compartilhado (vários usuários compartilhando os recursos de um único computador), sendo assim, o sistema mais arrojado da época. Em 1969, já existia uma versão do Multics rodando num computador GE645. Ken Thompsom, era um pesquisador do Multics e trabalhava na Bell Labs.