Debian
COMO SE MANTÉM O projeto Debian é mantido por doações através da organização sem fins lucrativos Software in the Public Interest. Várias distribuições comerciais baseiam-se (ou basearam-se) no Debian, incluindo: Linspire (antigo Lindows), Xandros, Knoppix, Kurumin, BrDesktop e Ubuntu.Está atualmente a decorrer trabalho para portar o Debian para outros núcleos livres para além do Linux, incluindo o Hurd e o kFreeBSD. Para já, no entanto, ainda é muito mais preciso descrever o Debian como uma "Distribuição GNU/Linux", sem mais qualificações.
ORIGEM DO NOME DEBIAN O nome Debian vem dos nomes dos seus fundadores, Ian Murdock e de sua ex-mulher, Deborah. A palavra "Debian" é pronunciada em Português como Débian.
HISTÓRIA O Projeto Debian foi oficialmente fundado por Ian Murdock em 16 de Agosto de 1993. Naquele tempo, o conceito de uma "distribuição" de Linux era novo. Ian pretendia que o Debian fosse uma distribuição criada abertamente, no mesmo espírito do Linux e do GNU (leia seu manifesto fornecido como apêndice nesse documento para maiores detalhes). A criação do Debian teve o apoio do projeto GNU da FSF durante um ano (Novembro de 1994 a Novembro de 1995). A distribuição Debian pretendia ser cuidadosamente e conscientemente criada em conjunto e ser mantida e suportada com similar cuidado. Isso começou com um pequeno e forte