Super final Parapente
O parapente é um esporte, onde o equipamento de voo se parece com um para-quedas, porem decola-se de montanhas, nasceu no inicio dos anos 60 com a intenção de facilitar a descida dos alpinistas depois de terem conquistado algum cume. Com o passar dos anos, estes equipamentos evoluíram permitindo os pilotos subir até as nuvens e eles começaram a superar grandes distâncias somente movidos pelo sol e vento.
A Copa do Mundo de Paraglider é a competição mais dura e mais disputada do mundo. É realizada anualmente desde 1992. São 125 pilotos de cerca de 40 países. Em 2013 foram realizadas 5 etapas e o Brasil foi contemplado com uma delas, a segunda etapa que foi realizada no município de Baixo Guandu/ES. Para ser escolhido, a organização e o local de voo teve de passar por um evento teste, isto ocorreu em março de 2012, o evento foi à primeira etapa do Campeonato Brasileiro e a Pré Copa do Mundo.
O município de Baixo Guandu foi escolhido pela organização desta competição por possuir uma estrutura para que seja realizada uma competição deste nível, rede hoteleira, bons restaurantes, condições climáticas que permitem provas muito técnicas assim como estrutura física da Rampa do Monjolo, muito boa para decolagens, com pista de pouso, com estacionamentos para visitantes e lanchonete para atender o público, além de ser uma das melhores rampas para voo livre do país. Essa etapa foi realizada em abril de 2013, foram sete dias de competições, onde aconteceram eventos paralelos para divulgar a cidade e a região, com apresentações culturais e show com banda conhecida nacionalmente.
Na Etapa realizada no município, a rede hoteleira teve 100% de leitos ocupados, moradores lucraram com este evento alugando suas casas e quartos, com isso fez surgir no município vários dormitórios e os hotéis já estão com planos de expansão. O evento aumentou a geração de emprego, com a vinda de turistas estrangeiros, muitos empreendimentos