Planejamento Urbano E Sustentabilidade
1- Qual a utilidade das matrizes e dos corredores ecológicos na estruturação do tecido urbano, para que uma cidade seja sustentável?
Os corredores ecológicos representam uma das estratégias eficaz de conservação e preservação de fauna e flora, os corredores ecológicos são importantes, pois criam uma conexão entre diferentes ambientes, e assim cria possibilidade de movimentação de espécies da região preservando assim seu habitat natural e vida das espécies, e ajudando no ecossistema.
2- Qual a importância em se começar o planejamento de cidades a partir da compreensão das bacias hidrográficas, e da preservação dos topos de morros e dos fundos de vale, mostrando como deve ser a ocupação destes.
Os topos de morro são como caixa d’agua, armazena a água e ela vai para os lençóis freáticos e dos lençóis freáticos ela abastece as nascentes, esse processo é considerado um ciclo de água saudável para as cidades. Quando o topo de morro e ocupado de forma errada a água vai direto para o fundo de vale, e assim causando as enchentes, e também a falta de água, para um planejamento adequado temos que entender sobre os lençóis freáticos para assim poder localizar os topos de morro e fundo de vales.
3- Explique porque o modelo de planejamento radiais concêntrico de planejamento e prejudicial ao ambiente. Mostre em esquema como seria necessário a mobilidade e o tecido urbano de forma ambientalmente melhor (cidades compactas e em rede policêntricas).
Uma cidade radial concêntrica, ela tem tudo no centro da cidade, assim tendo uma hiper valorização da unidade central, problemas nos mananciais da cidade, conforme a cidade vai se espalhando vai ocorrendo uma invasão nas áreas ambientais, assim prejudicando os topos de morro, e dificultando o planejamento de uma cidade sustentável, em uma cidade concêntrica temos também o problema de trânsitos nas áreas centrais, problema de emprego pois só a emprego no centro da cidade,