Planejamento tático
O planejamento é um processo permanente e contínuo, pois é realizado continuamente dentro da empresa. Ele é voltado para o futuro e está ligado com a previsão, é uma relação entre coisas a fazer e o tempo disponível para fazê-las.
O planejamento se preocupa com a racionalidade de tomada de decisão, pois funciona como meio de orientar o processo decisório. Seleciona entre as várias alternativas disponíveis um determinado curso de ação em função de suas conseqüências futuras e das possibilidades de sua realização.
O planejamento considera a empresa como uma totalidade, sendo sistêmico; E como se projeta para o futuro deve ser flexível passando a ser iterativo; É uma função administrativa, que interage diretamente com as demais, está ligado à organização, direção, controle, nada mais do que uma técnica de coordenação, voltado para várias atividades no sentido da realização dos objetivos desejados de modo eficaz.
O Planejamento Tático integra a estrutura da organização para fazer frente aos desafios estratégicos estabelecidos. É importante ressaltar a temporalidade deste processo. Ele não é de longo prazo (isso esta no estratégico), mas devem ir além dia-a-dia, tendo uma visão de médio prazo e é neste momento que os “gestores executivos” têm a oportunidade de colocar suas contribuições, analisando a organização como um todo e estabelecendo os planos para alcançar os objetivos estratégicos.
Como é nesta fase onde os recursos começam a ser detalhados, os planos de investimentos/treinamentos aqui devem ser indicados.
As diferenças mais importantes no planejamento tático são o nível de decisões, a dimensão temporal que é dimensionada em médio prazo e a amplitude de