PLANEJAMENTO, PLANO DIRETOR E GESTÃO DE PROJETOS
Introdução
Com o objetivo de realizarmos uma construção de visão de futuro do planejamento governamental em nível municipal baseado na construção da visão de futuro em nível nacional utilizaremos como base o Workshop Visão 2020 Nacional: Cenários e Tendências
Internacionais do Ministério do Planejamento, atividade essa que foi realizada em âmbito nacional para definir visões de futuro para a sociedade brasileira.
Como o trabalho almeja o atendimento de necessidades municipais, colocaremos as peculiaridades pertinentes as etapas da Visão 2020 para uma visão mais local.
Iremos utilizar como inputs desse trabalho as visões nacionais, regionais e locais, uma pesquisa que será realizada a nível local e a análise do ambiente micro-econômico da localidade. Realizaremos uma análise critica, validando o que foi dito para a produção de um relatório preliminar. Esse relatório preliminar sofrerá uma nova análise crítica intera e externa, simultaneamente, serão levantadas as diretrizes para o portfólio e por fim será feito o documento em sua versão final.
Para melhor visualização colocamos um escopo da metodologia que será adotada para tal atividade.
Figura1 – Metodologia a ser empregada na visão de futuro do planejamento governamental
VISÃO NACIONAL,
REGIONAL E LOCAL
PROCESSO DE
VALIDAÇÃO INTERNA
DAS ENTRADAS
PROCESSO DE
VALIDAÇÃO INTERNA
DO DOCUMENTO
PESQUISA LOCAL
ANÁLISE CRÍTICA
DOS DADOS
COLETADOS
VERSÃO INICIAL DA
VISÃO DE FUTURO
DO MUNICÍPIO
ANÁLISE DO
AMBIENTE LOCAL
ELABORAÇÃO DA
VERSÃO FINAL.
PROCESSO DE
VALIDAÇÃO
EXTERNA DO
DOCUMENTO
ELABORAÇÃO DAS
DIRETRIZES PARA O
PORTFÓLIO
Visão nacional, regional e local
Nessa fase do trabalho será levantada qual é a visão estipulada para o município em questão em uma data futura, logicamente as visões nacionais e regionais influenciarão a visão local. Não seria eficiente andar na contramão do que é visionado