Administração da produção e transporte
A globalização, e as novas tecnologias tornaram-se novos aliados das empresas no atendimento aos desejos e necessidades do mercado. A logística que trata de todas as atividades ligadas à movimentação e armazenagem de materiais ganhou com esses avanços tecnológicos, pois com tal evolução foi possível rastrear e acompanhar veículos e cargas, o que dinamizou aumentando o controle do processo como um todo.
De acordo com Kotler (2006, p.520), “a logística envolve o planejamento, a implementação e o controle dos fluxos físicos de materiais e de produtos finais entre os pontos de origem e os pontos de uso, com o objetivo de atender às necessidades dos clientes e de lucrar com esse atendimento”.
Na área da Produção além de novas tecnologias foram desenvolvidos novos modelos de produção, com intuito de reduzir ao máximo os desperdícios de matéria-prima através do rigoroso controle de qualidade. Aumentando assim a qualidade de seus produtos.
A produção tem-se mostrado cada vez mais vinculada ao sistema logístico. Com a reestruturação produtiva é possível apontar transformações no sistema produtivo como: vinculação mais acentuada entre a produção e a distribuição, nas localizações das unidades industriais, comerciais e de serviços. Tais mudanças exigiram do Estado maiores investimentos nos sistemas de transportes e de comunicações que são imprescindíveis à logística, além de optarem pela privatização ou pelas concessões de rodovias e ferrovias.
É importante frisar que se não houver um fluxo de transportes com eficiência à cadeia produtiva sofrerá sérios impactos, gerando gargalos de ponto a interferir na qualidade da produção.
2 ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO
A administração da produção seria organizar e coordenar todos os recursos disponíveis para produzir de maneira eficiente de quantidade e de qualidade bens e/ou serviços. “A administração da produção é a atividade de gerenciar os recursos destinados à produção e disponibilização de bens e