Planejamento Para Uma Escola B Blica Anual
Por Antonio Gilberto
A Escola Bíblica anual, tão tradicional nas Assembléias de Deus no Brasil, deve ser planejada com eficiência, assim como todos os demais eventos promovidos pela igreja. Este artigo em duas partes objetiva apresentar diretrizes básicas para a realização de uma eficiente Escola Bíblica.
Embora existam diferentes definições, planejamento (ou planificação) é, antes de mais nada, a formulação sistemática de um conjunto de decisões, devidamente integrado, que expressa os propósitos de um indivíduo, grupo ou associação de indivíduos, e que condiciona os meios disponíveis para estes mesmos propósitos, através do tempo. O planejamento é, assim, um processo dinâmico e, portanto, deve ser bem diferenciado de plano, programa e projeto, que são documentos, na forma de relatórios, contendo todas as informações necessárias à implantação, execução e controle das proposições feitas.
Primeiros passos
O primeiro passo para um planejamento eficiente é definir, com bastante antecedência, a data da Escola Bíblica, o local onde será realizada e a equipe que estará dirigindo a Escola. Essa equipe deve ser formada pelo diretor, que deve ser o próprio pastor da igreja; o coordenador; o secretário-geral e o secretário-adjunto.
Outra definição muito importante diz respeito ao ciclo acadêmico da Escola Bíblica anual. A EB deverá ter uma ciclagem acadêmica de dois, três ou quatro anos. Após o término de um ciclo completo, o currículo se repete, podendo então ser retocado, editado, alterado etc, visando ao atendimento de necessidades emergentes na igreja.
Quanto à duração, recomenda-se que, tendo em vista um melhor e maior aprendizado dos alunos, a Escola Bíblica deverá ter, no mínimo, uma semana de duração.
Professores e suas matérias
Para uma Escola Bíblica Anual de uma semana, recomenda-se um máximo de quatro matérias e quatro professores para ministrá-las, ou seja, um para cada matéria.
A seleção de matérias para a Escola