Planejamento marketing
- Atendimento;
- Criação (diretor de arte e redator);
- Mídia;
- Planejamento;
- Produção (VT, outdoor, balcão, spot, jingle, peças gráficas, cartaz, etc).
Existe uma parceria entre cliente e agência;
O pontapé inicial da relação agência-cliente começa com o profissional de ATENDIMENTO;
O ATENDIMENTO, no início do séc. XX até a década de 1950, corria atrás dos clientes para oferecer as vantagens de se fazer um reclame. Hoje, ele agiliza o processo de tomada de decisão, sugere soluções e antecipa problemas. Na agência, precisa ser claro em relação aos sentimentos e expectativas do cliente e participar de forma ativa no desenvolvimento das ações.
Resumindo, cabe ao ATENDIMENTO levar para a agência os principais problemas dos clientes, transmiti-los de forma clara e objetiva, além de orientar o processo de criação das peças publicitárias.
Documento mais importante do Atendimento: Briefing
Briefing: Historicamente, começa a existir na Segunda Guerra Mundial. É um documento que descreve a situação dos objetivos e das oportunidades da empresa (cliente). Ele é a base para todo o processo de planejamento e criação.
Quando o profissional de atendimento volta de uma visita ao cliente, ele precisa registrar o que foi conversado, discutido ou até mesmo solicitado na reunião. Assim, elabora documento descrevendo tudo o que se passou naqueles minutos (ou horas) incluindo pesquisas e informações sobre o produto e o público-alvo. Também escreve suas impressões sobre a conversa, o comportamento do cliente e a personalidade da empresa. Chamamos esse registro de Briefing. Ele é um guia para o planejamento da campanha e para o pessoal de criação, que vai fazer o que foi pedido nesse registro.
O BRIEFING
Exemplo de Estrutura de Briefing:
• Cliente:
1. Razão Social.
2. Nome Fantasia.
3. Localização.
4. Membros proprietários que comandam a empresa.
5. Ramo de atividade.
6. Mercado onde exerce atuação.
7. Linha de