planejamento de marketing
Planejamento de marketing
Qualquer administrador concorda que uma maneira sensata de gerenciar as funções de venda e de marketing é encontrar um modo sistemático de identificar um leque de possibilidades de ação, escolher uma ou mais delas e, então, programar e estimar os cutos do que deve ser feito para atingir os objetivos.
Este processo pode ser definido como planejamento de marketing, que é a aplicação planejada de recursos de marketing para atingir os objetivos de marketing.
Então o planejamento de marketing é simplesmente uma sequencia lógica e uma série de atividades que à determinação de objetivos de marketing e à formulação de planos para atingí-los.
De modo geral, as empresas passam por algum tipo de processo administrativo ao desenvolver esses planos. Em empresas pequenas e não diversificadas, este processo geralmente é informal. Em organizações maiores, mais diversificadas, o processo com frequencia é mais sistematizado. Em termos conceituais este processo é muito simples e envolve:
um exame da situação; a formulação de algumas premissas básicas; determinar os objetivos para o produto oferecido e do publico a quem ele se dirige; decidir como os objetivos serão atingidos; e programar e orçar as ações necessárias para sua implementação.
O problema é que, enquanto seja intectualmente simples de se entender, na prática é a mais difícil das tarefas de marketing.
Isso porque o processo abrange todos os elementos de marketing em um plano coerente e, para fazer isto, é necessário algum grau de procedimentos intitucionalizados. E é isso que parece causar tanta dificuldade para as empresas.
Uma outra dificuldade diz respeito aos problemas culturais, organizacionais e politicos que cercam o processo em si.
Para entender o planejamento e minimizar os problemas é necessário criar uma pesquisa que possa indicar com clareza os caminhos a seguir.
Sistema de informação de