PLANEJAMENTO DE MARKETING
Para conceituar planejamento de marketing é importante apontar uma definição de marketing. Conforme Kotler, em definição simplificada, “marketing é administrar relacionamentos lucrativos com o cliente”. Em uma definição mais completa Kotler afirma que: “[...] marketing é um processo administrativo e social pelo qual indivíduos e organizações obtêm o que necessitam e desejam por meio da criação e troca de valor com os clientes. Assim definimos marketing como o processo pelo qual as empresas criam valor para os clientes e constroem fortes relacionamentos com eles para capturar seu valor em troca”. (KOTLER).
Com base na definição Ambrósio, planejamento de marketing é: “[...] um processo de intenso raciocínio e coordenação de pessoas, recursos financeiros e materiais cujo foco central é a verdadeira satisfação do consumidor. Em outras palavras, é ajudar o consumidor a se sentir um pouco mais feliz e, em conseqüência, gerar resultados positivos para a empresa e a sociedade”. (AMBROSIO).
O Planejamento de marketing deve ser sempre a primeira fase a ser executada para que as estratégias se concretizem, o planejamento de marketing é um processo contínuo onde são registradas formalmente as informações, atividades, estratégias e decisões desenvolvidas no processo de planejamento. Segundo Mintzberg e Quinn (2001), a estratégia permite à organização mapear seus cursos de ação, focar esforços para determinados objetivos, compreender seus escopos e prover uma estrutura cognitiva para explicar as relações da organização com o ambiente.
Esta etapa pretende responder às perguntas: “onde sua empresa está e aonde ela quer chegar?” e nesse momento é necessário que a empresa defina o ambiente que ela pretende atuar (Mercado), ao definir o mercado de atuação e necessário definir também o público-alvo, as metas e traçar as ações para o alcance dos objetivos. O plano deve sempre buscar identificar as potencialidades do produto, associando-as às