Reutilização de material fresado em camadas de sub-base e base de pavimentos
O desenvolvimento das cidades implicou no aumento da necessidade de vias pavimentadas. Com o uso contínuo, o pavimento dessas vias sofre desgastes que podem causar transtornos desde o desconforto dos usuários até os acidentes fatais.
Os constantes recapeamentos utilizados na recuperação das vias aumentam o greide e tornam a superfície do pavimento irregular, gerando uma condição indesejável de desconforto e risco de acidentes. Para corrigir esse problema pode ser realizada a fresagem do pavimento antigo antes da aplicação de uma nova camada de concreto asfáltico.
1.1 Objetivo geral
O objetivo deste trabalho é o estudo laboratorial da reutilização do material betuminoso fresado em camadas de sub-base e base de pavimentos flexíveis de vias de baixo volume de tráfego.
1.2 Objetivos específicos
Com o presente trabalho pretende-se estudar as características físicas da mistura de solo e material fresado através de ensaios de caracterização, avaliar o comportamento da mistura quanto à resistência e expansão e verificar se a aplicação da mistura em camadas de sub-base e base de pavimentos flexíveis é viável, obedecendo às especificações das normas vigentes.
1.3 Metodologia
Os procedimentos para reciclagem envolvem a obtenção, caracterização, beneficiamento, avaliação do comportamento do material a ser reutilizado e comparação com os materiais convencionais.
O material fresado utilizado foi obtido junto a empresas que realizam o serviço de fresagem. O solo utilizado foi cedido pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT).
Para avaliar a viabilidade da aplicação, serão realizados ensaios de caracterização do material fresado e do solo, compactação e índice de suporte Califórnia na mistura com diferentes teores de fresado incorporado ao solo
Serão executados ensaios de análise granulométrica por peneiramento e sedimentação, massa específica, teor de umidade, limite de plasticidade e limite de liquidez em 3