Planejamento local
É considerado um instrumento importante para organizar as ações de Vigilância em Saúde no nível local do SUS, por se tratar de uma proposta metodológica que permite a negociação entre os diversos participantes interessados, com capacidade de agir em uma determinada situação de saúde sobre os problemas e ações de promoção, prevenção e recuperação dirigidas para a sua redução ou controle.
Enfoque Estratégico-Situacional
O Enfoque estratégico-situacional foi desenvolvido por Carlos Matus, um economista chileno, como forma de organizar processos e ações para atuar sobre situações problemas e atender às necessidades de uma população em um determinado território (localidade, município, estado,país).
Distrito Sanitário
É uma proposta para a organização dos sistemas locais de saúde. O DS seria a unidade operacional mínima do sistema, capaz de responder a maior parte dos problemas de saúde de uma população no nível local. O DS pressupõe uma base territorial onde se organizam unidades de saúde, força de trabalho, recursos financeiros e tecnológicos para resolver problemas e atender às necessidades de saúde.
Territorialização
Sistema Geográfico de Informações na Saúde, Geoprocessamento e Territorialização.
A cartografia vem sendo utilizado na área da Saúde como uma ferramenta para facilitar a cobertura da atenção básica a população. A delimitação geográfica de um território permite a Saúde conhecer características da população adscrita, bem como desenvolver programas e projetos viáveis frente aos diagnósticos levantados. A base espacial do recurso da territorialização permite o levantamento de dados sobre a população e seus problemas de saúde, o impacto dos serviços de saúde na qualidade de vida da população, bem como estreitar a relação de responsabilidade entre os serviços e a população, naquele espaço delimitado.
Objetivos: Definir