Redes
ZIG BEE
Zigbee é um padrão de rede sem fio (padrão IEEE 802.15.4) desenvolvido para aplicações embarcadas que exigem autonomia e baixo consumo de energia e são amplamente utilizadas em entretenimentos domésticos e controles de iluminação inteligente, controle de temperatura, sistemas de segurança, coletores de dados, etc. Porque Zigbee? Atualmente, existem diversos padrões que definem transmissão em médias e altas taxas para voz, vídeo, redes de computadores pessoais, entre outros. Entretanto, até o presente momento ainda não surgiu um padrão que esteja de acordo com as necessidades únicas da comunicação sem fio entre dispositivos de controle e sensores. Os principais requisitos deste tipo de rede são baixa latência, otimização para baixo consumo de energia, possibilidade de implementação de redes com elevado número de dispositivos e baixa complexidade dos nós de rede. Posicionamento do padrão Zigbee no mercado de tecnologia "Wireless".
O padrão Zigbee pode ser empregado em diversos tipos de aplicações. Algumas destas estão relacionadas abaixo:
Automação e Controle Predial (Segurança, Controle de Acesso e Iluminação); Controle Industrial (gerenciamento de ativos, controle de processos, etc.); Periféricos para PC (Teclado, mouse e joystick); Controle remoto de produtos eletrônicos; Automação residencial e comercial; Saúde Pessoal (Monitoração de pacientes, Acompanhamento de Exercício Físico).
Principais topologias de rede adotadas:
Os componentes integrantes da rede são o coordenador, os roteadores e os "end devices". O Coordenador inicia a rede definindo o canal de comunicação usado, gerencia os nós da rede e armazena informações sobre eles. Os Roteadores são responsáveis pelo encaminhamento das mensagens entre os nós da rede. Já um "end device" pode ser bem um dispositivo bem mais simples, só se comunicando com outro nó da rede.
Nas redes Zigbee um dispositivo pode permanecer um longo tempo sem ter que se