planejamento financeiro
Este capítulo destina-se a fazer uma breve apresentação da literatura básica sobre o assunto, empregando idéias de diversos autores, as quais sustentarão o entendimento do assunto em questão.
1.1 Princípios Fundamentais da Administração Financeira
Toda a disciplina tem seus princípios fundamentais que norteiam o que é elaborado nela. Segundo Damodaran (2002), o corpo teórico das finanças corporativas baseia-se em três princípios: o Princípio do Investimento, o Princípio do Financiamento e o dos Dividendos.
Conforme Neves (1996) o gestor, independente das atividades da empresa decide em torno de dois grandes grupos de decisões: as estratégicas e as operacionais. As decisões estratégicas constituem as decisões de médio e longo prazo e englobam as decisões de investimento, financiamento e dividendos, que devem ser consideradas de forma independente. Já as decisões operacionais fazem parte da gestão corrente da empresa compreendendo as decisões do ativo circulante, decisões do conjunto de produtos ou serviços, decisões de fabricar ou comprar e decisões de preços
1.1.1 O Princípio do Investimento
Segundo Damodaran (2002), o princípio do investimento consiste em investir em ativos e projetos que ofereçam um retorno maior que a taxa mínima de atratividade, sendo maior para projetos que ofereçam maior risco e que reflitam o mix de financiamento utilizado.
A taxa de retorno sobre os investimentos deverá ser superior ao custo do capital. O mix de financiamento representa o montante de capital próprio e de terceiros utilizados para financiar o projeto. Quando o custo médio ponderado do capital próprio e de terceiros for inferior ao retorno do projeto, significa que este contribui para a maximização do valor da empresa.
Damoradan (2002) diz também que o retorno dos projetos deverá ser mensurado com base na capacidade de geração dos fluxos de caixas futuros, considerando também os efeitos colaterais negativos e positivos desses