Planejamento Financeiro
Esse tipo de planejamento tem, no Brasil, uma visão um pouco deturpada, pois vários empresários e leigos no assunto, pensam que os impostos são apenas alíquotas impostas e que não se pode fazer nada lícito buscando uma redução dessa carga. Entretanto, pode-se dizer que podem estar equivocados os que pensam dessa forma. Todavia, destaca-se que para alcançar esse objetivo é necessário conhecimento aprofundado da legislação vigente, além de sempre estar se informando das constantes alterações que ocorrem em nosso sistema tributário nacional.
Para alcançar essa economia de forma lícita, a empresa possui diversas alternativas: pode reduzir o valor do imposto devido com algumas provisões que são permitidas pelo fisco, formas de depreciações antecipadas e legais, buscando a melhor alternativa de tributação da pessoa jurídica do imposto de renda e da contribuição social sobre o lucro líquido dessas entidades.
Existem meios diversos de se fugir da tributação. Tradicionalmente, o critério mais adotado pela doutrina para classificar tais meios toma por base a licitude da conduta.
Assim, quando o contribuinte usa de meios lícitos para fugir da tributação ou torná-la menos onerosa, tem-se, para a maioria da doutrina, a elisão fiscal.