Demonstrações Contabeis
A Contabilidade está centrada na informação e no conhecimento, exigindo dos contadores uma gestão estratégica eficiente, a qual pode ser facilitada pelo valor agregado aos dados contábeis utilizando recursos inteligentes oferecidos pelos sistemas de informação.
A informação oferecida por estes recursos tecnológicos e computacionais auxiliam na geração de informações, e os sistemas de informação estão cada vez mais sofisticados, propondo mudanças nos processos, estrutura e estratégia de negócios. Não se admite hoje um profissional contábil que queira competir com vantagem, sem a utilização dessas ferramentas. Estes fatos abrem lacunas para que os novos contadores, com novas visões busquem o aperfeiçoamento contínuo para suas funções. O desenvolvimento e a crescente evolução da contabilidade é fruto da evolução do conhecimento e da informação.
As transformações decorrentes do desenvolvimento tecnológico nas áreas de informação e conhecimento afetaram significativamente a sociedade contábil. Para acompanhar essas transformações, tanto as pessoas quanto as organizações têm procurado formas mais rápidas para se inserir nesse modelo atual de mercado. Esse modelo é chamado ‘Era da informação’, a qual é necessária ter em mente a informação como grande precursor e responsável pelo valor adicional às tomadas de decisões.
Na atualidade, não basta ao usuário e ao contabilista dispor da informação contábil, mas desenvolve-la, imprimindo a esta um sentido pratico para tomar decisões.
Nesse sentido, o presente artigo tem por objetivo avaliar a importância do sistema de informação gerencial na gestão empresarial para a tomada de decisões.
Questionário
1. Até que ponto as atuais Demonstrações contábeis, são dados, informações ou conhecimento?
R. As demonstrações Contábeis são dados até o ponto de serem lançados a um Sistema de Informação, a contabilidade começa a ser construída a partir de dados oriundos de eventos econômicos, correspondendo