planejamento filiar
A família analisada é composta por um casal recém casado, que possui uma renda mensal de R$ 4000,00. O casal tem casa própria e, no momento, estão sendo finalizadas algumas reformas na residência. A família tem um filho a caminho, por isso existe a preocupação em elaborar um planejamento financeiro, para que a criança possua boas condições de desenvolvimento. Sendo assim, a famíla deseja se planejar para que possam ter um maior controle de seus gastos e realizarem investimentos que tragam retorno no futuro, servindo ainda como um fundo para situações emergenciais.
O casal possui duas situações financeiras durante o ano:
I. No início do ano, o casal está no “sinal vermelho”, pois suas despesas ultrapassam sua renda mensal devido à cobranças adicionais de IPTU, IPVA além da reforma que foi realizada na casa, no ano em questão (2013).
II. A situação financeira do casal está no “sinal amarelo” pois, apesar das dívidas, conseguem se manter equilibrados, cumprindo com todos os compromissos financeiros do mês (lazer, saúde, transporte, alimentação e outros) mas ainda sem a possibilidade de realizar investimento.
Portanto o objetivo a ser alcançado por meio desse planejamento é uma situação financeira no “sinal verde”, na qual a família consegue economizar uma parte de sua renda.
Planejamento financeiro
O planejamento financeiro será desenvolvido nos seguintes passos:
1. Determinar a situação financeira atual
Nesse passo desenvolvemos a tabela de orçamento familiar para visualizarmos a atual situação do casal. Como dito na descrição, o casal tem uma característica de endividamento nos primeiros meses do ano, por não se planejarem para arcar com os impostos cobrados. Assim, esses impostos costumam ser divididos em três parcelas, comprometendo os meses de janeiro, fevereiro e março. Abril é o mês que o casal possui para se ajustar e voltar ao orçamento previsto no ano seguido pelo mês de maio, onde, conseguem pagar