Os conhecimentos, habilidades e atitudes, necessários aos novos gestores em suas tomadas de decisões.
Nas últimas décadas com o surgimento da globalização, iniciou-se um período de constante crescimento industrial, comercial e principalmente tecnológico. Uma das grandes problemáticas deste crescimento é encontrar mão-de-obra qualificada dos diversos setores, para suprir a demanda de trabalho existente. O profissional em processo de crescimento profissional, ao assumir uma promoção na empresa ou em uma nova oportunidade de emprego, se depara com uma realidade incomum das suas atividades anteriores. A tomada de decisão é constante em suas atividades, sendo estas decisões diretamente impactantes nas atividades de seu trabalho e de sua equipe. Abaixo podemos apontar fatores que influenciam em seu processo de adaptação a nova função de gestor, entre elas podemos destacar:
Resistência da equipe em assumir um novo líder;
Cultura empresarial;
Domínio das rotinas gerenciais;
Expectativas pessoais;
Expectativas da empresa.
O processo de decisão faz parte do cotidiano do ser humano. Decisão como “o processo de análise e escolha entre várias alternativas disponíveis do curso de ação que a pessoa deverá seguir”.
Na tomada de decisão se faz necessário entender o contexto do problema levantando hipóteses e as soluções cabíveis para a situação levantada. | O resultado final pode ser semelhante em muitos casos, mas os meios da decisão serão em sua maioria diferenciados por cada gestor.
A informação começa a gerar conhecimento e ferramenta indispensável no processo decisório. Os gestores necessitam serem conhecedores dos softwares internos da empresa e ter habilidades nos software disponível pelas grandes empresas, como por exemplo: o Pacote Office da Microsoft. A informação passa a ser necessária no meio empresarial como fonte de coleta de dados para a tomada da decisão, nas diversas áreas da organização. “O controle da informação é alvo de