Planejamento familiar
A grande maioria das pessoas encontra-se endividada, principalmente porque não sabem ter um controle adequado sobre aquilo que ganham e que gastam. É interessante que embora isso seja verdadeiro, poucas pessoas dão verdadeira importância para ter um orçamento e viver dentro dele. Acabam se atolando em dívidas, e como conseqüência surgem tantos outros problemas que acabam ficando doentes ou depressivas.
Porque ter um orçamento familiar
É muito importante ter um orçamento familiar, principalmente porque essa é uma forma segura de evitar dívidas e principalmente de alcançar todos os objetivos e conquistar aquilo que se sonha. Além disso, o orçamento familiar é a garantia de uma vida mais segura e tranqüila. Toda família e todo indivíduo que almeja trabalhar melhor com o dinheiro e ter uma vida mais equilibrada financeiramente, precisa ter um controle sobre aquilo que ganha e aquilo que gasta.
O orçamento familiar é importante também para que se possa, por exemplo, programar aonde investir o dinheiro, quais serão as reservas e também para planejar uma viagem de férias. Um bom orçamento familiar deve contemplar tantos as realizações de curto, quanto de médio e longo prazo. Afinal de contas você tem tanto sonhos de curto, quanto de longo e médio prazo a realizar. Portanto o orçamento familiar deve contemplar todas estas necessidades.
Se você nunca preparou um orçamento familiar e nem sequer tem noção de como fazer isso, leia o artigo como fazer um orçamento familiar[->0] e aplique as dicas que vai encontrar, pois com certeza serão de grande ajuda para que você possa prepará-lo. Mas lembre-se, fazer um orçamento familiar não é tudo, é preciso colocá-lo em