planejamento familiar
Sexo oral, anal, vaginal; tanto hétero, quanto homossexual, sem camisinha; podem propiciar o contágio, caso uma das pessoas esteja acometida por alguma DST. Além disso, a gestante pode transmitir a doença ao feto, assim como transfusão de sangue contaminado e compartilhamento de objetos perfuro-cortantes.
Muitas delas são tratadas de forma rápida e eficaz; outras, como a AIDS, podem ser fatais. Caso não sejam curadas, nem tratadas de forma correta, podem provocar problemas como distúrbios emocionais, doença inflamatória pélvica (DIP), infertilidade, lesões fetais, câncer e até mesmo facilitar a transmissão do vírus causador de uma DST bastante séria: a AIDS. Por tal motivo, é importante se prevenir, sempre estar atento, e consultar um médico ginecologista (mulheres) ou urologista (homens) pelo menos uma vez ao ano.
SÍFILIS
Sífilis é uma doença altamente contagiosa transmitida principalmente através do contato sexual. Ela provoca uma ferida conhecida como cancro. O desenvolvimento da sífilis, dependendo do comprometimento do organismo, foi dividido em estágios (primário secundário e terciário). As duas primeiras fases são é quando se observam mais sintomas e é mais contagiosa. Depois disso, segue-se um longo período de latência, quando a pessoa não apresenta sintomas, aparentando a cura das lesões iniciais,