Politica
Para o presente foi adotado a seguinte lógica: entendemos que o texto analisado foi escrito seguindo um determinado encadeamento estrutural, por mais que seja um texto histórico-narrativo, ele evidencia quatro pontos, ou seja, quadro idéias chaves, das quais Engels discorre. Quais são: [1] Produção; Como Produz; Modo De Troca [2] A Anarquia Produtiva [3] As Crises Cíclicas [4] A Revolução Proletária.2 Sem delongas, abriremos a analise propriamente dita com as quadro idéias chaves – respectivamente.
[1] Produção; Como Produz; Modo De Troca
A Parte III começa objetivando noções elementares da realidade concreta. Engels nesse parágrafo evidencia seus pressupostos, diz: “A concepção materialista da história parte da tese de que a produção, e com ela a troca dos produtos, é a base de toda a ordem social; de que em todas as sociedades que desfilam pela história, a distribuição dos produtos, e juntamente com ela a divisão social dos homens em classes ou camadas, é determinada pelo que a sociedade produz e como produz e pelo modo de trocar os seus produtos.”
Nesse trecho é visível o eixo estrutural de sua analise. Essa tem como objeto o que a sociedade produz e como produz e pelo modo de trocar os seus produtos.3 Pois, daí se deriva toda a ordem social.
Portanto, as transformações sócio-políticas não devem ser encontradas nas idéias, nas cabeças dos homens, ou no conceito de verdade, de justiça etc. mas nas condições objetivas de vida dos homens, na