PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
MODELOS DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Verifica-se que, no tocante a existência de modelos de planejamento estratégico, vários autores têm dedicado grande atenção a sua elaboração, sugerindo uma metodologia específica que segundo seu ponto de vista, incorpora etapas básicas e essenciais, capazes de trazerem para a prática a implementação do planejamento estratégico.
Esses modelos foram adaptados e melhorados ao longo do tempo pelos pesquisadores de Administração Estratégica, através da inserção de novas variáveis e abordagens, adequando-os aos ambientes cada vez mais turbulentos e os imprevisíveis que se apresentam ao mundo empresarial e, ao mesmo tempo, buscando tornar explicita a relação entre o planejamento, sua implementação e os resultados.
1 Modelo de planejamento estratégico de Ambrósio
Ambrósio (1999), que se destaca dentre os autores mais lembrados que tratam deste assunto, lança uma metodologia que compreende dez etapas características e que abrangente o conhecimento do meio organizacional tanto em nível interno quanto externo (ver Figura 1).
Figura 1 – Modelo de plano estratégico (Ambrósio)
Fonte: Adaptado de Ambrósio (1999, p. 5).
Como bem especifica Ambrósio (op. cit., p. 5-6) cada etapa possui suas peculiaridades que podem ser definidas do seguinte modo:
1. Definição do negócio: nesta fase do planejamento, são estabelecidos os propósitos do negócio: o ramo do mercado em que a empresa atua ou irá atuar, os produtos oferecidos ao mercado e as necessidades dos clientes que se pretendem atender.
2. Análise externa: esta é uma atividade de levantamento e análise dos fatores ambientais que afetam a empresa, da forma como podem evoluir e do surgimento de novos fatores que venham a ter influência na vida dela.
3. Análise interna: neste ponto, todos os envolvidos no processo empreendem esforços para ampliar o conhecimento que se tem da