Planejamento estratégico
Há vários passos para criar um planejamento, primeiro deve-se fazer um diagnóstico que é verificar a situação da empresa em relação ao ambiente externo e em relação a si mesma. Depois é feita uma avaliação externa para ver o tipo de serviço a ser ofertado, não deixando de analisar a concorrência. Outro fato importante são as possíveis ameaças que venham a surgir ao longo do processo, claro que é impossível prever o que está por vir, mas podemos ter uma leve noção das dificuldades que iremos enfrentar nesse caminho.
Por mais perfeito e completo que isso possa parecer, o problema desse plano surge quando ele fica estreito e rígido limitando a criatividade dos colaboradores e complicando a comunicação dentro de organização, além da dificuldade de implantação, entre outros problemas. O que acontece é que algumas vezes tudo isso acaba se transformando em regras que com o passar do tempo sem perceber começa a impossibilitar à adaptação as mudanças.
Em suma, para abrirmos uma empresa se quisermos obter sucesso com ela precisamos de um planejamento estratégico, porém tem que se ter todo o cuidado para que isso não vire contra a própria empresa limitando assim o seu crescimento.