245089540132

2283 palavras 10 páginas
Introdução:
O presente estudo tem por finalidade analisar as teorias do desenvolvimento de Sigmund Schlomo Freud, Jean Piaget, Henri Paul Hyacinthe Wallon e Lev Vygotsky e suas contribuições para a Educação.
O artigo procura apresentar as principais diferenças e semelhanças entre os teóricos citados acima. Além da conclusão acerca do desenvolvimento humano.

1. Sigmund Schlomo Freud (Viena, 1856 – Londres, 1939).
O criador da psicanálise filho do terceiro casamento de Jacob um modesto comerciante com Amália.
Em 1873 cursou medicina na faculdade de Viena. Trabalhou com o neurologista Jean Martin Charcot, que lhe apresentou a hipnose, mas Freud ficou descontente com a hipnose e desenvolveu uma das bases técnicas psicanalíticas a livre associação. O paciente fala o que vem a mente para revelar memorias reprimidas causadoras de neuroses.
Em 1899 publicou “A interpretação dos sonhos”; em que afirma que os sonhos são “a estrada mestra para o inconsciente”, a camada mais profunda da mente humana, comandando seu comportamento, a respeito de suas convicções conscientes. O inconsciente, jamais será consciente diretamente, podendo ser capitado apenas indiretamente e por meios de técnicas especiais, através de sonhos, atos falhos, e sintomas de neuroses, que são desenvolvidos pela psicanalise. Para Freud esses sintomas são evidencias e indivíduos do inconsciente e são comuns em pessoas sadias. A partir dai Freud desenvolve sua teoria da (Motivação)sexual. O individuo passa por sucessivos tipos de caráter.

FASE ORAL – (0 a 18 meses/2anos)
- Nesta fase o desejo e o prazer localizam - se primordialmente na boca, na ingestão de alimentos. FASE ANAL- (18 meses/2 a 3/4 anos)
Na Fase Anal, a criança sente prazer em controlar os esfíncteres anais e a bexiga; e o prazer que antes era oral, agora privilegia o ânus e as excreções, por isso é comum nesta fase a criança manipular as fezes, gostar de brincar com massinhas e de alimentar-se de coisas

Relacionados

  • 245089540132
    596 palavras | 3 páginas
  • 489185538
    1007 palavras | 5 páginas