Planejamento Estratégico
1 – EMPREENDEDORISMO
1800 – Baptiste Say - Transferem recursos econômicos de um setor de produtividade mais baixa para um setor de produtividade mais elevado e de maior rendimento.
Schumpeter - O empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos e materiais.
Três aspectos referentes ao empreendedor:
• Iniciativa para criar um novo negocio e paixão pelo que faz;
• Utilização dos recursos disponíveis de forma criativa, transformando o ambiente social e econômico;
• Aceita assumir os riscos e a possibilidade de fracassar.
Numa visão mais ampla, o empreendedor como alguém que define por si mesmo o que vai fazer e em que contexto será feito. Ao definir o que vai fazer, o empreendedor leva em conta seus sonhos, desejos, preferências, o estilo de vida que quer ter.
A partir daí ele se dedica intensamente, já que tem prazer no seu trabalho.
2 – AMBIENTE EXTERNO
As empresas são afetadas por muitos fatores, internos e externos. Geralmente, os fatores externos que têm o maior efeito sobre as empresas são os legais, os políticos e os econômicos. As empresas não vivem em uma bolha. Na verdade, elas existem como parte de uma comunidade, na qual possuem responsabilidades .
Fatores econômicos
A influência econômica externa mais importante em uma empresa é o nível de competitividade em seu mercado. Este fator determina quanto uma empresa pode lucrar. Outros fatores tais como a demanda do consumidor, as taxas de impostos e taxas de juros afetam os negócios ao determinar o quanto as pessoas estão dispostas a pagar por seus produtos e quanto da receita resultante deve ser dada ao governo.
Fatores sociais
Os fatores sociais determinam o que uma empresa pode e não pode fazer. As empresas que se envolvem em campanhas de publicidade racistas ou abusam de seus funcionários podem ser submetidas a boicotes,