simbolos religiosos
CRUZ (Cristianismo) Símbolos semelhantes já aparecia em culturas pagãs, antes de Cristo. Ela só foi adotada pelos cristãos quando o imperador romano Constantino aboliu as condenações na cruz, no início do século IV. Além de representar a morte de Cristo, a cruz simboliza Deus, Jesus e o Espírito Santo, nas pontas superior, inferior e lateral, respectivamente.
Estrela de Daví – é o símbolo mais conhecido do judaísmo. A estrela significa o escudo de Davi, daí o uso hebraico Magen David, trata-se de um sinal geométrico formado por dois triângulos equiláteros.
Em 1897, o primeiro congresso sionista escolheu a Estrela de Davi como símbolo que, posteriormente, foi colocado em definitivo na bandeira de Israel.
A menorah, que é a representação mais antiga que a estrela, se tornou símbolo do Estado de Israel.
De acordo com Gershom Scholem, autor do livro Jewish Messianism, a santidade e a autenticidade de um símbolo vivo como a Estrela de Davi ficam claros em momentos como os do holocausto, na segregação e degradação, na aniquilação, humilhação e horror vividos por milhões de pessoas, que foram levadas às câmaras de gás vestidas com a marca da Estrela de Davi em amarelo.
Com este símbolo, os judeus foram assassinados e este mesmo símbolo, tem representado o caminho da reunificação em Israel. E um símbolo, uma marca, uma referência perpétua.
Referências bibliográficas:
AUSUBEL, Nathan. Conhecimento Judaico II. A. Koogan Editor, Rio de Janeiro, 1964.
OUAKNIN, Marc-Alain. Symbols of Judaism. Assouline Publishing, Paris, 2000.
ESTRELA DE DAVI: Duas pirâmides - uma apontando para cima e outra invertida - representam a união ou equilíbrio entre o céu e a terra. Diz-se que Davi, importante rei de Israel, mandava gravar o símbolo nos escudos de seu exército como amuleto de proteção. A partir daí, a estrela de Davi passou a ser identificada com o povo israelita.
ISLAMISMO:
A lua crescente com uma estrela é símbolo na bandeira