Planejamento estratégico
1 INTRODUÇÃO 3
2 fundamentação teórica 4 REFERÊNCIAS 7
1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho será mostrado todo o processo de planejamento estratégico para a criação de uma empresa, o que é preciso ser feito para que a mesma não encontre muitos problemas futuros.
2 fundamentação teórica
O Planejamento Estratégico é uma técnica gerencial que é essencial para a boa administração. Por meio da análise do ambiente de uma organização, é possível se fazer um diagnóstico de oportunidades e ameaças, pontos fortes e fracos para o cumprimento da sua missão. Ele dá o norte para que a organização aproveite novos espaços e evite riscos, gerindo recursos com maior eficiência, eficácia e efetividade e com qualificação no atendimento das demandas da sociedade.
2.1 Conceitos
Drucker (1977), em seu livro Introdução a Administração, guarda em um de seus capítulos um espaço para o tema em questão e, antes mesmo de definir o que é planejamento estratégico, ele define o que não é planejamento estratégico.
- Planejamento estratégico não é uma caixa de mágicas nem um amontoado de técnicas – quantificar não é planejar;
- Não é previsão – ele se faz necessário por não se ter a capacidade de prever;
- Não opera com decisões futuras. Ele opera com o que há de futuro nas decisões presentes;
- Ele não é uma tentativa de eliminar o risco. É fundamental que os riscos assumidos sejam os riscos certos.
Depois de apresentar o que não é planejamento estratégico, Drucker (1977) define o que realmente é. Segundo sua concepção, Planejamento Estratégico é um processo contínuo, sistemático, organizado e capaz de prever o futuro, de maneira a tomar decisões que minimizem riscos.
A seguir são apresentados os conceitos de Organização, Estratégia, Administração, Administração Estratégica, Planejamento e Planejamento Estratégico. Depois será