Planejamento estratégico
Completando a informação citada a cima, o PLT ainda observa que o Planejamento Estratégico abrange toda a empresa e é formulado por seus diretores e gerentes pensado sempre a longo prazo.
O texto do professor Roberto Shinyashiki , relata com ênfase, concordando com os textos anteriores e acrescentando que o empreendedor deve ter visão futura de seu negócio. Preocupa-se com as questões do presente, porém não se esquece do futuro.
O planejamento estratégico deve se definir como a antecipação dos fatos e idéias que com o tempo devem ser colocadas em prática pela empresa.
O professor Paulo Barreto dos Santos se refere ao Planejamento Estratégico, como janelas para o futuro que precisamos abrir , pois apesar de não termos bases concretas, nada se pode esperar de um futuro sem planejamento. Também no mesmo texto vimos a importância do estudo continuo com relação aos acontecimentos da empresa e fora dela também, estudar a restrição orçamentária, realizar pesquisas de mercado, comparativo de preços, a satisfação dos clientes, busca de novas parcerias com fornecedores e novas tecnologias para que o futuro seja resumido em sucesso absoluto.
Também fazendo parte do Planejamento Estratégico, temos o Planejamento Tático, que segundo o PLT, se refere aos departamentos da empresa. Possui algumas características importantes como:
- Ser um processo permanente e continuo;
- Voltado para o futuro ligado a algumas previsões;
- Tomada de decisões;
- Determina o curso de ação
- Realiza correções no decorrer de seu desempenho;
- Executado no momento em que é planejado
- Pode ser uma técnica de mudança e inovação.
Cada setor dentro da empresa possui problemas diferenciados, por isso cabe ao Planejamento Tático a resolução dessas questões de uma forma individual.
O professor Paulo Barreto dos