Planejamento estratégico
O planejamento estratégico é uma atividade administrativa que tem como objetivo os rumos da instituição e dar a ela sustentabilidade, produzindo respostas consistentes a três questões fundamentais: Onde estamos? Aonde queremos chegar? Como vamos fazer para chegar lá?
O atual cenário econômico mundial e a competitividade, oriundos da globalização e demais tendências do século XXI, obrigam algumas empresas a serem reativas, agindo instintivamente, utilizando recursos e focando esforços para garantir sua sobrevivência e posição de mercado. Estas ações garantem momentaneamente uma vantagem, porem podem comprometer a longevidade da empresa uma vez que a mesma não tem uma gestão estratégica para suportar a demande conquistada através das ações instintivamente implantadas.
Este problema ocorre, pois as empresas preocupam em sustentar sua participação no mercado em detrimento da observância da necessidade de ampliação e/ou capacitação da estrutura organizacional capaz de suprir esta nova demanda com a mesma eficácia, eficiência e efetividade. “A competição existiu muito antes da estratégia. Começou com o aparecimento da própria vida.”
Objetivando ressaltar a importância do planejamento estratégico, que ampare e sustente o crescimento ordenado de uma empresa, através de um corpo gerencial consistente, engajado e sinérgico, abordar-se-ão as fases de implantação do planejamento estratégico e os desafios para implantá-lo e consolidá-lo diante o dinamismo do cenário econômico mundial. A competição existiu muito antes da estratégia. Começou com o aparecimento da própria vida.
O artigo denota que um planejamento estratégico permite a empresa tomar decisões que possam aumentar sua competitividade no mercado, criando uma estrutura sustentável e segura, melhorando os resultados operacionais, identificando seus pontos fortes e fracos (ambiente interno), bem como ameaças e oportunidades (ambiente externo), garantindo em longo