Sustentabilidade
CONCEITO DE SUSTENTABILIDADE E SUA APLICAÇÃO DO PLANEJAMENTO AMBIENTAL
O Meio Ambiente, envolve todas as coisas vivas e não-vivas ocorrentes na Terra, ou em alguma região dela, que afetam os ecossistemas e a vida dos humanos. É o conjunto de condições, leis, influências e infra-estrutura de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.
O Meio Ambiente é o conjunto de fatores físicos, químicos e bióticos ao qual, cotidianamente, nos referimos como natureza. Em outras palavras, é o lugar em que vivemos, do qual dependemos para a nossa sobrevivência e o qual nos envolve e nos cerca. Um meio dinâmico marcado por interações, ao qual, devido ao nosso enorme poder de modificá-lo, constantemente temos que nos readaptar.
E foi a partir desse momento que o mundo sentiu a necessidade de conhecer mais sobre a palavra sustentabilidade e readaptar as novas interações no nosso planeta.
Identificamos sustentabilidade como um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.
Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividades humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente. Ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma sistêmica.
A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a nossa própria casa, até todo o planeta.
A importância do planejamento ambiental está diretamente ligada às práticas da sustentabilidade. Enfatizando a escala urbana e territorial, desenvolvendo uma seqüência de idéias na tentativa de criar melhoras possíveis que contribuam diretamente a uma cidade sustentável.
Ter uma atitude sustentável é um ato de respeito com o próximo, com sua cidade e com o nosso Planeta. Com educação e