Planejamento estratégico de uma empresa fictícia
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
DE UMA EMPRESA FICTÍCIA:
Marguerita
O Fast Food da Pizza!
INTRODUÇÃO
Pizza! Quem não gosta de uma boa pizza? Quem na cultura brasileira ou no mundo não já parou e disse: hoje, quero comer uma pizza? A pizzaria é um dos negócios mais bem cotados do mercado em que vivemos. Pizzaria, por ser um empreendimento da área de alimentação, é um dos tipos de negócios que sofrem menos com os movimentos da economia, e um fator muito interessante para a pizza é um tipo de produto que não sofre com a sazonalidade, ou seja, todo mundo come pizza em todas as épocas do ano.
A origem da pizza é de difícil definição. Por ser um prato muito simples, provavelmente vários povos antigo já consumiam pizza. Sabe-se que fenícios gregos e romanos já comiam iguarias muito similares. Entretanto, a pizza como conhecemos hoje vem de Nápoles na Itália. Conta à história que os turcos levaram seu famoso pão para a Itália, através do porto de Nápoles. Os napolitanos começaram a consumir o pão turco e aperfeiçoaram a receita. Primeiro, eles incrementaram o próprio pão usando trigo de melhor qualidade; depois adicionaram coberturas. No século 16, com a vinda do tomate das Américas, ele também foi agregado na cobertura. Por fim, no final do século 19, o queijo foi utilizado. A própria palavra pizza deriva de um verbo italiano que significa temperar ou picar.
Uma das pizzas mais famosas do mundo é a Marguerita que na verdade tem uma história bem curiosa. Durante o reinado da rainha Margherita e do rei Umberto I (1878-1900) a pizza já era um prato bastante popular em Nápoles. Dizem que em 1889, os reis da Itália foram visitar a cidade e resolveram provar a iguaria. O Pizzaiolo que fez a pizza especialmente para o rei resolveu cobri-la com tomates, mussarela e manjericão, formando as cores da bandeira da Itália. Além disso, ele resolveu homenagear a rainha dando o nome dela para a pizza.
Segundo dados do SEBRAE, o mercado de Pizzaria cresce acima