Planejamento estratégico de um hotel
1. APRESENTAÇÃO E JUSTIFICATIVA
A presente proposta trata da introdução de um novo empreendimento do setor hoteleiro de alto nível na cidade de Lagoa Santa, para os próximos 5 anos. Diversos e fundamentais aspectos justificam o investimento. Elementos macro estruturais, de infra-estrutura, de localização, bem como a sazonalidade (pela ocorrência futura de eventos de abrangência internacional como Copa do Mundo e outros), o consistente crescimento econômico do país com o consequente enriquecimento da população, e a forte elevação do turismo de negócios – especialmente pela postura do poder público, como indutor desse movimento, além do novo posicionamento da classe empresaria da região, na ampliação da atividade comercial (nacional e internacionalmente).
Assim, os empresários proponentes idealizam o Hotel Premium VALLE, a ser localizado na região de Lagoa Santa, município de Minas Gerais, região metropolitana de Belo Horizonte, o qual atuará no nicho de hotéis de alto nível.
Definida estrategicamente, próxima à Cidade Administrativa (que concentra as atividades burocrático-governamentais do estado) à Linha Verde (importante via, indutora do crescimento econômico, geração de renda e empregos, planejada para evitar os tradicionais congestionamentos comumente encontrados nas grandes metrópoles), além da proximidade ao Aeroporto Internacional de Confins e aos diversos condomínios de luxo, proximamente localizados (local de residência de público correlato e de interesse à iniciativa), bem como ao novo sistema de transporte BRT (que ligará o centro da cidade à estação de metro de Vilarinho).
Ao se planejar a localização, considerou-se tanto aspectos infraestruturais, de conforto ao usuário (futuros hospedes e mesmo futuros funcionários, bem como o público correlato, usuários da estrutura do hotel, prestadores de serviço).
Pensou-se também no grande afluxo de viajantes (turistas de negócio, que buscam a