planejamento estrategico
DA PRODUÇÃO
NOME:
TURMA:
PROF.:
1. INTRODUÇÃO
Administrar estrategicamente é um processo contínuo e interativo que visa manter a organização como um conjunto apropriadamente integrado a seu ambiente. No ambiente atual de concorrência, não é mais suficiente gerenciar a empresa como um objeto específico; é preciso gerenciar o negócio da empresa, envolvendo fatores, influências, recursos e variáveis externas e internas, buscando competitividade. Com o planejamento estratégico, não se pretende adivinhar o futuro. O intuito é traçar objetivos futuros viáveis e propor ações para alcançá-los. Entre os benefícios de se ter um plano estratégico, pode-se citar: Visão de conjunto - cria um consenso natural entre os líderes empresarias sobre o que é importante; direção única para todos - alinha os esforços de todos para o atingimento de objetivos comuns; agiliza e fundamenta a tomada de decisão; Alicerça o orçamento da organização - otimiza a aplicação dos recursos humanos e financeiros; aprofunda o conhecimento sobre a organização, mercado/clientes, concorrentes, parceiros e fornecedores; melhor capacidade de adaptação - facilita a restruturação organizacional frente às mudanças do ambiente; reforça a motivação; e melhora o controle.
2. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA PRODUÇÃO
Consiste em estabelecer um plano de produção para determinado período (longo prazo) segundo as estimativas de vendas e a disponibilidade de recursos financeiros e produtivos. A estimativa de vendas serve para prever os tipos e quantidades de produtos que se espera vender no horizonte de planejamento estabelecido.
2.1 Planejamento-mestre da produção
Consiste em estabelecer um plano-mestre de produção (PMP) de produtos finais, detalhado em médio prazo, período a período, a partir do plano de produção, com base nas previsões de vendas de médio prazo ou nos pedidos em carteira já confirmados.
2.2 Programação da