trabalhos
São bactérias Gram-negativas, em forma de bacilo, na sua maioria móveis (com flagelos peritríquios), não esporulado, não capsulado, sendo que a maioria não fermenta a lactose. As salmonelas são um gênero extremamente heterogêneo, composto por três espécies, Salmonella subterranea, Salmonella bongori e Salmonella enterica, esta última possuindo quase 2000 sorotipos 1 . A classificação em serogrupos depende do antigénio O, enquanto que a classificação em serótipos depende do antigénio H.
Dentre as de maior importância para a saúde humana, destacam-se a Salmonella typhi (Salmonella enterica enterica sorovar Typhi), que causa infecções sistêmicas e febre tifóide – doença endêmica em muitos países em desenvolvimento – e a Salmonella Typhimurium (Salmonella enterica enterica sorovar Typhimurium), um dos agentes causadores das
Espécies
Salmonella bongori
Salmonella enterica
Salmonella subterranea
Escherichia é um gênero de bactérias bacilares gram-negativas, não formadoras de esporos, anaeróbicas facultativas, da família Enterobacteriaceae. Habita o trato gastrointestinal de animais de sangue quente, exceto pela espécie E. blattae, isolada do intestino de baratas.
Espécies
Escherichia albertii
Escherichia blattae
Escherichia coli
Escherichia fergusonii
Escherichia hermannii
Escherichia vulneris
Klebsiella é um gênero de bactérias bacilares gram-negativas, não-móveis, capsuladas, da família Enterobacteriaceae.
Ocorrem em fezes, em análises clínicas, na água, no solo, no tracto gastrointestinal, em vegetais e frutas e nos cereais. Provoca pneumonias, infecções no tracto urinário, infecções nos serviços de cuidados intensivos e infecções neonatais.