planejamento estrategico
O objetivo do texto é apresentar um breve relato das experiências de alguns países em relação ao transporte . O funcionamento do transporte publico no mundo e seu gerenciamento varia e muda de país para país, sendo que cada um possui sua particularidade e sistema de organização, mas no geral , alguns aspectos ressaltam das experiências abordadas no texto, é que a responsabilidade da organização e da gestão é efetivamente local, todas organizações m do órgão publico e privadas. Outra é que dificilmente se concebe a existência de serviços de transporte publico sem uma participação importante de recursos do Estado para o financiamento do transporte. Podemos perceber que o transporte publico no mundo depende muito das organizações primadas, pois o governo não consegue administrar sozinho. O certo seria todo o transporte publico deveria ser administrado pelo poder publico, o que não acontece.
Para Melhorar a gestão no transporte temos que ter maior eficácia no transporte que significa menores custos logísticos, o que resulta em preços e produtos mais competitivos, promovendo assim o desenvolvimento econômico e social e impulsionando o ciclo virtuoso. No intuito de contribuir com a evolução desse processo, técnicas e informações referentes à qualidade e produtividade no transporte de cargas e passageiros. O texto considera o transporte urbano muito importante nas grandes cidades. A logística não foi e nem poderia ser esquecida. Aspectos relacionados a estratégias, segurança, controle e uso de indicadores também são amplamente discutidos.
QUALIDADE E PRODUTIVIDADE NO TRANSPORTE
As principais estratégias de gerenciamento da qualidade e da produtividade: são baseadas na ISO (países do Mercado Comum Europeu); gestão da qualidade total (desenvolvida pelos norte-americanos) e o controle da qualidade total (desenvolvido originalmente no Japão).São muitas as definições de qualidade