Planejamento escolar
A educação é importante para contribuir com o processo de desenvolvimento do homem, seja ela informal que acontece no dia a dia, seja ela formal que se aprende na escola.
A partir disso, observa-se a importância do educador que precisa estar apto para acompanhar e tentar satisfazer as necessidades dos alunos, garantindo uma aprendizagem eficiente e eficaz.
É claro que o professor sozinho não conseguirá resolver todos os problemas existentes na escola. Ele precisa trabalhar em conjunto com a coordenação pedagógica e lançar mão de instrumentos que o auxilie no seu fazer pedagógico, como por exemplo o planejamento escolar. Portanto, o planejamento deve estar sempre em foco, ser discutido, revisto, reelaborado por todos da comunidade escolar, visando transformações, pois parte da tomada de decisões do coletivo.
Não podemos esquecer que o gestor também tem papel primordial nesse processo, o qual juntamente com o professor e coordenação pedagógica devem se respaldar no Projeto Pedagógico da escola, nas políticas educacionais e as legislações nacionais, propondo momentos de reflexões, diálogos em grupos.
Esses momentos de planejamento na escola devem ser garantidos observando a realidade de cada instituição de ensino, bem como a realidade dos alunos, portanto, a coordenação pedagógica deve organizar o planejamento de forma vertical – o qual é realizado com os professores que atuam na mesma área de conhecimento, facilitando a análise do desempenho dos alunos na disciplina, sendo possível elencar ações de nivelamento de acordo com cada série, bem como contribuir com a formação do professor através da troca de experiências.
Outra forma de organização é o planejamento horizontal – o qual é realizado com os professores das diversas áreas de conhecimento que atuam nas mesmas séries, possibilitando a troca de experiências a partir de práticas inovadoras e eficazes, além de