Planejamento em ondas sucessivas
O planejamento é importantíssimo nas organizações, através de um planejamento bem elaborado, pode-se ter um controle mais preciso dos recursos disponíveis, tanto internos quanto externos. A utilização do planejamento vem decorrente com a necessidade de planejar para obter resultados positivos.
Planejamento estratégico segundo Maximiano 2006, “seria o processo de elaboração da estratégia, na qual se definiria a relação entre a organização e o ambiente interno e externo, bem como os objetivos organizacionais, com a definição de estratégias alternativas.” Os ambientes externos variam de acordo com outras variâncias, que não podem ser determinadas, o planejamento estratégico antecipa o que irá ocorrer com a organização, determinando o que fazer e como fazer.
Planejamento em ondas sucessivas é utilizado em projetos de longa duração, no qual existem incertezas que não pode se detalhar no planejamento. Este tipo de planejamento e utilizado em grandes projetos, segundo Ribeiro “Como à medida em que o projeto avança o conhecimento a seu respeito aumenta, significa também que o planejamento deve ser refinado várias vezes ao longo do projeto,”. Ate o fim do projeto todo planejamento futuro vai sendo revisto para aprimorar os conceitos aplicados no planejamento anterior.
Ações futuras podem ser incertas, mas as reações planejadas para tais ações que fazem diferença. Planejamento em ondas sucessivas tem como visão , antecipar acontecimentos futuros que não podem ser definidos, mas podem ser previstos, possibilitando maior controle de situações indesejadas e desejadas.
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS
MAXIMIANO, Antonio Cesar A. Teoria Geral da Administração: da revolução urbana à revolução digital. 3. ed. São Paulo: Atlas S.A., 2000. http://pt.wikipedia.org/wiki/Planejamento_estrat%C3%A9gico , Acessado em 24 de junho de