Planejamento eficaz de estoques
Um planejamento eficaz de estoques é de fundamental para o bom funcionamento de uma empresa, mas para que isso aconteça é necessário que o responsável pelo planejamento de estoques tenha uma grande capacidade de gestão, pois estará lindando com uma atividade muito complexa devido ao grande número de informações e que trás uma grande responsabilidade, afinal de contas o estoque de uma empresa é o que terá a capacidade de gerar lucro para ela, ou prejuízos caso não seja bem gerenciado.
Primeiramente para que a empresa planeje o seu estoque de forma eficaz é necessário que ela esteja atenta a algumas necessidades que são essenciais. A primeira necessidade é classificar os estoques de acordo com o seu tipo, os mais importantes são: estoques de matérias-primas, estoques em processo (produtos não acabados) e estoques de produtos acabados.
A segunda necessidade é definir os objetivos para a gestão e planejamento de estoque. Qual a porcentagem dos pedidos anuais devera ser atendida de acordo com o objetivo de disponibilidade da empresa? É necessário ter isso bem claro, para que ela obtenha o lucro pretendido.
A terceira necessidade trata-se de definir os custos que impactarão as decisões de estoques. Ballou (2006) define três tipos de estoques: custo de aquisição (relacionados à compra e fabricação da mercadoria), custos de manutenção (relacionados à armazenagem e ou propriedade dos produtos após certo período de tempo), custos de falta de estoques (valores que a empresa deixa de ganhar por vendas perdidas).
A quarta necessidade é definir o ponto de reposição e o estoque de segurança, por produto, ou seja, saber quando é hora de fazer um novo pedido de compra ou iniciar a produção para reabastecer o estoque para que eles não faltem.
Fora isso há algumas outras práticas que ajudam a se conseguir um bom planejamento de estoques, como por exemplo, revisar e analisar periodicamente o estoque, caso não seja feito, o armazém ficará cada