Planejamento de uma parada
O que é uma Parada de Manutenção? Nas indústrias de processo, muitos dos equipamentos não podem ser retirados da produção para fins de manutenção, enquanto a planta estiver operando. Portanto, após um determinado período de tempo, denominado “campanha da unidade”, é necessário parar a planta para poder fazer manutenção em TODOS os equipamentos. É isto que denominamos Parada de Manutenção.
Parada de Manutenção – o conceito de Indústria de Processo
Em oposição às Indústrias de Fabricação, as Indústrias de Processo são definidas pela APICS (American Production and Inventory Control Society – http://www.apics.org/dictionary/dictionary-information?ID=3062) como:
Indústrias de processo são aquelas que adicionam valor aos materiais através de mistura, separação, conformação ou reações químicas. O processamento pode ser tanto contínuo como em bateladas (lotes) e geralmente requerem rígido controle do processo e alto investimento de capital. Processamento por bateladas:
Um processo industrial que prioritariamente programa curtos ciclos de produção de produtos. Processamento contínuo:
Processo no qual as interrupções são mínimas em qualquer corrida de produção ou entre corridas de produção de produtos que exibam características de processo, tais como líquidos, fibras, pulverizados, gases.
Por vezes, o termo contínuo é entendido como indústrias que trabalham 24 h/dia.
As Indústrias de Fabricação tem inúmeras etapas, consistindo de sistemas discretos (enumeráveis), enquanto nas Indústrias de Processo o sistema é contínuo e interligado. As Indústrias de Processo são indústrias da área de óleo e gás, petroquímico, siderurgia, papel e celulose, bebidas e alimentos, e fármacos.
São justamente as Indústrias de Processo, com processamento contínuo, aquelas que demandam a Parada de Manutenção, a qual ocorre após um período variável, dependendo do tipo de indústria. Mesmo dentro de uma mesma indústria, este período