Planejamento de negocio
Uma alavanca é algo que potencializa a sua força, ou seja, permite que uma tarefa seja realizada igual, com menos força. Gangorras, tesouras, alicates, carrinhos de mão e até mesmo os nossos braços são exemplos de alavancas.
Mas o que significa dizer que uma empresa ou mesmo uma pessoa estão alavancadas? O princípio é o mesmo da alavanca: potencializar uma força. Nesse caso, entretanto, a “força” que se potencializa é o dinheiro. E como se faz isso? Pegando dinheiro emprestado. Dizer que uma empresa está alavancada é o mesmo que dizer que ela está muito endividada.
EXEMPLOS
Neste exemplo, consideremos que o seu negócio será uma barraquinha de pipoca.
Você acha que investindo 2 mil reais na barraquinha e considerando o salário do pipoqueiro e outros custos você consegue ganhar 200 reais por mês. Você tem exatamente 2 mil reais para investir e nem um centavo a mais. Animado com as perspectivas do novo negócio você começa a sonhar alto. “E se eu tivesse duas barraquinhas? 400 reais por mês!” Mas você só tem 2 mil.
É hora de ir ao banco conversar o com o seu gerente. Para te emprestar 2 mil reais o banco cobra juros de 150 reais por mês. Você toma o empréstimo. Com duas barraquinhas, seu negócio é capaz de gerar 400 reais por mês. Descontando os juros que você paga ao banco sobram 250 reais, 50 a mais do que você ganharia se não tivesse se alavancado.
Bom, esse negócio de se alavancar parece uma maravilha não é? Uma máquina de fazer dinheiro! É por isso que temos que lembrar que quanto maior a alavancagem, maior o risco. Voltemos ao nosso exemplo. Digamos que você estava errado. A barraquinha não gera 200 reais por mês. Gera apenas 100. Então, suas 2 barraquinhas rendem 200 reais por mês, mas você tem que